30 dicas para Windows 2000

Encontrei 30 dicas para quem ainda usa Windows 2000

Vale alertar que nem todas funcionaram, pois de vez enquando algumas chaves no registro não existem entre outros parâmetros.

01. Explore outras máquinas da rede mais rapidamente

Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto.

02. Deixe o menu Iniciar mais rápido

Vá em Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o botão direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro.

03. Desabilite a reprodução automática para CDs

Vá em Iniciar > Executar e digite “gpedit.msc” (sem aspas). Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática”. Selecione Ativar.

04. Arquivos temporários da Internet

Configure seu Internet Explorer para apagar o cache da Internet sempre que o navegador for fechado. Para isto, Vá no Painel de Controle > Opções da Internet > Avançado e, na seção Segurança, ative a opção “Esvaziar Arquivos temporários quando o navegador for fechado”.

05. Abra o Windows Explorer com “Meu Computador” expandido

Crie um novo atalho para o Windows Explorer, clique nele com o botão direito, selecione Propriedades. No campo Objeto, coloque a seguinte linha, apagando antes a já existente:
%SystemRoot%explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}””

06. Tirando as setas dos seus ícones de atalho

Edite o registro. Escolha o item HKEY_CLASSES_RootLnkfile. Delete a chave IsShortcut.

07. Remova entradas indesejadas no Adicionar/Remover programas do Painel de Controle

Às vezes você pode desinstalar um programa e o teimoso permanece listado na lista Adicionar/Remover do Painel de Controle. Outras vezes você não desinstalou ou programa, mas ainda assim não gosta de vê-lo mencionado naquela lista. Veja então passo a passo como remover as entradas indesejadas do Adicionar/Remover programas.
1. Execute o Regedit.
2. Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE
3. Selecione Software
4. Dentro de Software, selecione Microsoft
5. Dentro de Microsoft, encontre Windows
6. Selecione então Current Version
7. Selecione Uninstall

Ao selecionar Uninstall você encontrará a lista de todos os programas que estão listados em Adicionar/Remover. Simplesmente selecione o nome do programa cujo nome deseja remover da lista e o delete.

08. Retire a tela splash do Outlook Express

O Outlook Express vai abrir mais rapidamente se não apresentar aquela tela splash. Para retirar a tela, siga os seguintes passos:Edite o registro e encontre a chave abaixo:
HKEY CURRENT USERIdentities{Long ID No.}SoftwareMicrosoftOutlookExpress5.0
Siga então os passos;
EDITAR> Novo> Valor Dword> Digite “NoSplash”, e dê a essa chave o valor “1” (sem as aspas).Feche o editor do registro e reinicie o Outlook, agora sem a tela splash.

09. Lixeira

Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor. Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para você.

10. Disquete de Recuperação

Crie uma disquete de recuperação para recuperar as definições de sistema quando algo de mal acontecer. Dirija-se a Ferramentas de Sistema, Backup, Criar Disquete de Emergência.

11. Ferramentas Extras

Coloque o CD do Windows 2000 no leitor de CDs, dirija-se à pasta SupportTools e faça duplo clique em Setup.exe para instalar o Resource Kit, o qual possui ferramentas extra.

12. Enviar para

Adicione uma impressora ao seu menu Enviar Para, abrindo C:Documentos e DefiniçõesSendTo. Agora arraste o ícone da sua impressora para esta pasta de modo a criar um atalho.

13. Serial do Windows

Se perdeu o número de série do seu CD do Windows, dirija-se: HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftWindowsNTCurrentVersion
e descubra o número que perdeu.

14. Janelas pop-up

Impeça o Windows 2000 de mostrar dicas do tipo pop-up, abrindo o Explorer e seleccionando Ferramentas, Opções de Pastas. Clique no separador Ver e em Mostrar Descrições.

15. Incopatibilidade de Programas

Se um determinado programa lhe diz que não pode ser corrido no Windows 2000, tente usar o Apcompat.exe que se encontra na pasta Support do CD do Windows 2000.

16. Configuração ideal do TweakUI

Mouse: em Menu Speed, mova a barrinha totalmente p/ a esquerda (Fast)
General: no quadro Effects desclique todas as opções
Explorer: em Settings, desclique a opção Prefix “Shortcut to”…
IE: desclique a segunda e terceira opção (Allow Active Desktop … e Allow changes …)
Cmd: deixe como está
Desktop: desclique os ícones que você não quer que aparecam no seu desktop
My Computer: deixe como está
Control Panel: deixe clicada apenas as opções que devem aparecer no Painel de Controle. DEIXE CLICADO O tweakui.cpl (última opção)
Logon: se quiser que o Windows faça logon automático, digite o User name e Password, clicando também na opção “Log on …”. A senha não pode estar vazia (senão o logon não funcionará no Win9x, Me e NT) – e se você quiser impedir posteriormente o logon automático, mantenha a tecla SHIFT pressionada durante o logon; dessa maneira o Windows voltará a pedir o User Name e Password para logon
New: desclique todos e só deixe clicado as opções que você quer que aparecam quando você clica com o botão da direita do mouse e passa sobre a opção New (Novo). Se você clicar Remove, a opção selecionada será definitivamente eliminada da lista Repair: escolha a opção desejada para reparar os ícones ou as demais opções
Paranoia: todas as opções desclicadas. Se você também desclicar as duas últimas opções (Play audio … e Play data …) você estará desabilitando a opção de Autorun do CD-ROM
Open: permite configurar a janela de abrir/salvar arquivos e configurar barras de tarefa (apenas para Win2000 e WinMe)

17. Habilite o Large System Cache

Uma das diferença entre a versão Server e Professional do Win2000 é relativa ao uso do cache na memória RAM: a opção Large System Cache permite o Win2000 alocar o espaço livre da memória RAM de uma maneira mais otimizada. Essa opção está habilitada no Win2000 Server e desabilitada na versão Professional. Para habilitá-la:
1. Execute o regedit.exe e vá em HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlSession ManagerMemory Management
2. Dê um duplo clique em LargeSystemCache e altere o valor da variável para 1 (um).
3. Feche o regedit e restarte o Win2000

18. Desabilite os Executive Components

Alguns componentes do Win2000 (drivers, o próprio kernel e o HAL) são automaticamente carregados na memória RAM mesmo que eles nãosejam utilizados. Desabilitando a paginação em memória desses componentes obriga o Win2000 a mantê-los cacheados no hard-disk, liberando memória RAM para outras finalidades. Faça o seguinte:
1. Execute o regedit.exe e vá em HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlSession ManagerMemory Management
2. Dê um duplo clique em DisablePagingExecutive e altere o valor da variável para 1 (um).
3. Feche o regedit e restarte o Win2000

19. Shutdown mais rápido

1-) Vá ao Iniciar > Executar e digite “gpedit.msc” – sem as aspas;
2-) Navegue até a chave Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Logon;
3-) No lado direito da tela, localize o item ”Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário” e dê um clique duplo nele;
4-) Altere para ”Ativado” e coloque ”Máx. de tentativas” em zero (0);
5-) Dê OK e feche a janela Diretiva de Grupo.
6-) Pronto!

20. Para deixar mais rápido a atualização das janelas abertas

1) Digite regedit.exe no prompt do DOS ou na opção RUN do Menu Iniciar;
2) Abra a chave HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlUpdateUpdateMode
3) Coloque o valor 00 (zero zero)
4) Dê um logoff utilizando o CTRL+ALT+DEL ou reinicie a máquina

21. Elimine o arquivo HIBERFIL.SYS

O arquivo hiberfil.sys ocupa um espaço enorme no seu computador. Você pode recuperar esse espaço se desabilitar a função de hibernação do Windows. Melhor simplesmente desligar o monitor quando precisar se ausentar do computador por um bom espaço de tempo. No Painel de Controle, em Opções de energia, na opção Hibernar, desmarque o quadradinho que diz Ativar Hibernação. Isso elimina do seu HD o arquivo hiberfil.sys, que em certos casos pode chegar a mais de 500MB.

22. Particionando, formatando e criando partições

Como o fdisk não está mais presente nesta nova versão do Windows, ele foi substituído por um outro que torna a tarefa de particionar, formatar, criar e alterar a letra de um disco muito mais fácil, ele pode ser acessado através do Painel de Controle>Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador>Gerenciamento de Disco, entre e fique a vontade!!!

23. Apagando senhas

Abra o Internet Explorer.
Clique no menu ”Ferramentas” e depois em ”Opções da Internet”.
Agora clique na guia chamada ”Conteúdo”.
Você vai ver um botão chamado ”AutoCompletar…”, clique nele.
Abre uma janelinha.
Nela tem dois botões, ”Limpar Formulários” e ”Limpar Senhas”.
Clique nos dois e está feito..
Ele vai apagar as senhas e logins salvos

24. Aumentar espaço no HD

Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, “sfc /cachesize=x” onde o x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows. 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: “sfc /purgecache”. Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD.

25. Limpe os meus Documentos Recentes quando renicia/encerra o seu Computador

Nos meus Documentos Recentes vai-se guardando referencias dos ultimos documentos abertos . Se queremos que ao iniciar o Windows o menú Documentos Recentes esteja vazio siga os passos.
Start/Run/Regedit.
Navegar até
HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindows
CurrentVersionPoliciesExplorer.
Ir a Edit/New/Binary Value e renomear de ClearRecentDocsOnExit.
Duplo-clique e seleccionar Modify e dar o valor de 01 00 00 00 .
Sair do Editor do Registro.

26. Acelere os programas (Não recomendável)

A Microsoft usa a chave /prefetch:1 para acelerar a carga do Windows Media Player. Esta mesma
chave pode ser utilizada para outros programas Microsoft Windows ou de terceiros.
Inclua esta chave logo após a linha de comando de carga do programa, em Propriedades => Objeto.
Ex.: Para fazer com o IE6, inclua a chave após o comando, ficando assim “C:Arquivos de
ProgramasInternet ExplorerIEXPLORE.EXE” /prefetch:1

27. Rapidez de acesso a programas e ficheiros

Este truque aplica-se a qualquer versão do Windows. Através dele nos permitirá , sobretudo quando a utilização dos disco rígido é muito frequente , um acesso mais rápido a ficheiros e programas. Vá em : Start/Run/Regedit.
Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlFileSystem e criamos um dword valor ( Edit/New/Dword Value) . Renomeamos com o nome de ContigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ). Feche o Editor do Registro

28. Desligar mais rápido

Dê um passeio até a chave HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop
Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 4000 (o padrão é 20000).
Depois, dê um passada em
HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControl e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 4000 também. Pra finalizar execute o arquivo gpedit.msc Vá até Modelos Administrativos, pule para Sistema e depois Perfís de Usuário. Do lado direito da tela aparece a opção Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário. Ative-o e atribue o valor 0

29. Descarregando dll depois de fechar programas

Você e eu sabemos que nennhum Windows, por mais estável que seja, libera toda a memória que era ocupada por um aplicativo quando ele é fechado. Sempre fica uma DLL esquecida na memória, o que torna praticamente impossível não ter que reiniciar o computador para o micro ficar mais leve após uma sessão mais hardcore de Office, por exemplo. Para obrigar o WindowsXP a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorer .Chegando lá, você vai ter que criar uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. Como criar uma nova chave, você vai me perguntar. Simples, respondo eu. Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padrão para 1 invés de 0.

30. Veja se a desfragmentação do boot do seu Windows está habilitada

A desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows torna o boot muito mais rápido, não custa nada você dar uma olhadinha e ver se ela esta ativada, para isso siga esses passos:
Iniciar>Executar> digite regedit
Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE> SOFTWARE> MICROSOFT >Dfrg >clique em BootOptimizeFunction
Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.

Fonte – Fórum do Baboo

2 comments so far

  1. Allan on

    “30 dicas para Windows 2000”
    Dica de nº1 à nº30 -> LIvre-se do Windows 2000.

    :)

  2. leandro nadal on

    Fechando portas de compartilhamentos sem desabilitar o dhcp:
    remover a dependencia do serviço DHCP com o driver netBT
    pra isso tive que modificar o registro na area relativa a essa dependencia no serviço cliente dhcp,,regedit;
    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Dhcp]

    “DependOnService”=hex(7):54,00,63,00,70,00,69,00,70,00,00,00,41,00,66,00,64,00,\
    00,00,00,00

    bom o resto todo mundo sabe .
    essa dica velha e boa pra quem aaaiiinda usa o win2000.
    Os piores bugs desse sistema sao o netbios e IE , o Ie pode ser substituido pelo Mozilla, o netbios pode ser desligado
    em gerenciador de dispositivos (net bios over tcp ip)
    os outros serviços que usam portas podem ser desligados sem impedir o funcionamento do da internet.
    agendador de tarefas 1025
    chama de procedimento remoto rpc epmap 135
    agente de diretiva ipsec
    O win 2000 e velho mas nao e afrescalhado como o windos7
    aprendam a usar os sistemas, e nao dependam de desenvolvedores imcopetentes.
    leandro nadal
    Autorizo a reprodução deste texto,mantendo o nome do autor original.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: